Certa vez um grande amigo me disse, “brinque aprendendo, aprenda brincando”.
Embora não saiba se essa frase é uma citação de algum estudioso ou uma inspiração pessoal do meu amigo, acredito que ela represente uma grande verdade. Maria Montessori, uma famosa estudiosa em pedagogia, é um exemplo dessa verdade.
“Ajude-me a crescer,
mas deixe-me ser eu mesmo”
Maria Montessori
Esta maravilhosa mulher, médica e devotada estudiosa das metodologias de ensino, foi responsável por uma revolução na educação se valendo ao meu ver deste conceito.
Ela revolucionou a educação ao criar metodologias que usam brincadeiras e jogos para ensinar. Os jogos podem transmitir conceitos matemáticos, filosóficos, éticos e pedagógicos, e, se bem utilizados, podem ajudar no desenvolvimento da mente e na habilidade social e ética das crianças e adolescentes.
Admito que não sou um profundo conhecedor de suas teorias e muito menos das diversas facetas da pedagogia, porém o pouco que sei vem de encontro com o que acredito e compartilho neste momento.
No post anterior citei o fato de que já a muito tempo a humanidade utiliza jogos e brincadeiras para transferir conhecimento, pois bem, acredito que esta senhora com sua metodologia de ensino e ao desenvolver uma serie de manipulativos para empreender o aprendizado a crianças só confirmou este fato.
Nos jogos encontramos entre suas varias facetas, conceitos matemáticos, filosóficos, éticos e pedagógicos.
Se instigadas de forma correta, a criança ou adolescente que se depara com um jogo, tem a oportunidade de mostrar o desenvolvimento da sua mente, seu estagio de desenvoltura social e ética (como lida com o oponente e com o ganhar ou perder), sua expertise para determinar soluções e por que não externar sua bagagem tácita.
É claro que os jogos perante a criança devem evoluir de acordo com sua faixa etária e principalmente de acordo com seu desenvolvimento pessoal. Mas nunca devemos esquecer que algumas categorias de jogos existem para testar nossos limites, não se resumindo a diversão ou boa sorte e que se tivermos o bom senso para alternarmos estas categorias, teremos a oportunidade de “brincar aprendendo e aprender brincando”.